terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Ministério Público age para evitar o colapso no abastecimento de água em Solonópole e Jaguaretama


Ministério Público age para evitar o colapso no abastecimento de água em Solonópole e Jaguaretama

Os Irrigantes que tem propriedades nas margens do rio Riacho do sangue, e que usam  a água para irrigação, estão sendo notificados pela COGERH- Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para retirarem os motores  e ao mesmo tempo fazerem a limpeza do rio, “na extensão que atravessa a propriedade, no prazo de dez dias, sob pena de multa diária de R$ 300,00, a ser recolhida para o cofre da prefeitura”, diz  o documento da  secretaria municipal.
Já a notificação da COGERH estipula um prazo de cinco dias “para retirada dos motores, ultrapassado esse prazo fica a COGERH autorizada pela presente ordem judicial a retirar o equipamento, fazendo-se se necessário do auxílio da força policial”, ressalta Francisco de Almeida Chaves, gerente regional.
As ordens dos órgãos são baseadas na ação pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual, no sentido de ser feito a fiscalização do rio, pela prefeitura, sob pena desta pagar multa diária de R$ 3.000,00. Essas  medidas foram decididas para evitar um colapso no abastecimento de água nas cidades de Jaguaretama e Solonópole, e do distrito de Pasta.
O Açude público Boqueirão responsável pelo abastecimento, está com 21% de sua capacidade, e se não houver recarga  a água que tem, não atende as demandas. O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Expedito Diógenes Filho, afirmou que vai entrar com uma ação na justiça, contestando a decisão. Como vamos comercializar nossos animais?, queremos uma negociação pacifica, explica o dirigente sindical. Segundo ele a reação de todos produtores não poderia ser outra, porque é a base da economia daquela região. De acordo com o servidor da prefeitura Vinicius Lima, alguns produtores não estão querendo assinar a citação.

Água Esverdeada


FONTE : O Liberal

0 comentários:

Postar um comentário