quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FUNCEME :Chuvas devem ficar abaixo da média, principalmente no Sertão Central e Região Sul

Há 40% de chances de chover menos que o normal no Ceará nos próximos três meses, afirma Funceme.

A exemplo do que ocorreu nos últimos dois anos, o semiárido cearense, ao que tudo indica, enfrentará mais um ano difícil em relação à seca. Isso porque o Estado tem 40% de probabilidade de ter chuvas abaixo da categoria considerada normal, durante três dos quatro meses da quadra chuvosa (fevereiro, março e abril). O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) foi anunciado, na noite de ontem, durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.

“É uma situação bastante preocupante, pois já viemos de dois anos de escassez de água. Em 2012 e 2013 nós tivemos poucas chuvas, e tudo indica que neste ano a gente pode, nestes três meses, passar por uma situação bastante semelhante”, diz ela, ressaltando que as chuvas tendem a iniciarem-se na segunda quinzena do mês de fevereiro. Ainda segundo a Funceme, o Noroeste do Ceará tem chances de ter chuvas dentro da média.

Segundo os registros da Funceme, tendo como base de cálculo os anos de 1950 a 2009, para se ter uma precipitação dentro da média na Região Central e Inhamuns, por exemplo, é necessário chover entre 372,4 e 485,2 milímetros no período de fevereiro a abril. Na Região do Cariri, os números ficam entre 489 e 639,2 milímetros e, no litoral de Fortaleza, é considerado dentro da categoria normal chover entre 545,6 e 755,4 milímetros.

Diante da previsão de chuva abaixo da média histórica, o órgão enviou, ainda no mês de dezembro do ano passado, um relatório para o Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará. 

Órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), desde então, desenvolvem ações para o combate à estiagem no Estado.


A meteorologista Meiry Sakamoto esclarece que as regiões com mais chance de ter chuvas abaixo da média são o Sertão Central e a Região Sul. 

FIQUE POR DENTRO

Prognóstico de 2013 também foi negativo
As chuvas que caíram no Ceará em fevereiro, março e abril de 2013 foram 50,3% abaixo da média histórica. O número confirmou o prognóstico da Funceme para aquele trimestre: 45% de probabilidade de chuva abaixo da média, contra 35% dentro da média e 20% acima da média.

Historicamente, o ano mais seco que se tem notícia foi 1958, quando choveu 230mm; seguido por 1998, com 270mm; 1993, com 290mm; 1983, com 315 mm; 2011, com 320mm; e 2012, com 330 mm. 


Inpe
Já a perspectiva do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta a probabilidade de 40% de chuvas dentro do normal para o semiárido, contra 35% abaixo da média nos meses de janeiro, fevereiro e março.


FONTE : DIARIO DO NORDESTE

0 comentários:

Postar um comentário