sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Com 29.29% de sua capacidade, Açude Boqueirão preocupa população de Solonópole e Jaguaretama

   A situação do principal manancial de água que é responsável pelo abastecimento da sede da cidade de Solonópole está preocupante,  é o que demonstra os dados da COGERH ( Companhia de Gestão de Recursos Hídricos). Neste momento o Açude Boqueirão possui apenas 29.29% da sua capacidade, é o menor volume registrado em um ano.

 
O diretor do SAAE da cidade, Uilder Nogueira, declarou que a situação é preocupante e que é preciso a união de todos para ultrapassar estas dificuldades. “ É a menor marca que está registrada entre os anos de 2012/13, estamos fazendo o possível para manter a qualidade da água nas torneiras da sede , são quase 10 mil pessoas que são abastecidas. O nosso prefeito Webston Pinheiro, determinou que tudo o que for necessário seja feito para amenizar este problema”, disse.
 
Além da sede, o açude é responsável pelo abastecimento dos distritos de Prefeita Suelly e Pasta; que captam a água do riacho que é perenizado, a sede de Jaguaretama, e alguns sítios também são abastecidos com as águas do riacho.
 
Em junho a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh realizou, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, no município de Solonópole, uma reunião para discutir os parâmetros de alocação hídrica do açude Riacho do Sangue durante o segundo semestre de 2013.

 
Em virtude do baixo nível de água armazenado no reservatório, o Ministério Público de Solonópole solicitou o encontro visando conscientizar os usuários para a necessidade de economia de água durante o período de estiagem.
 
No encontro ficou aprovada a liberação da vazão média de 150 litros por segundo. A vazão acordada garante a demanda da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – Cagece para a cidade de Jaguaretama.
 
Ao fim do encontro também ficou definido que as prefeituras de Solonópole e Jaguaretama ficarão responsáveis pela realização de limpezas contínuas no leito do Rio do Sangue
 
O encontro contou com a presença de representantes das prefeituras de Solonópole e Jaguaretama, da Cagece, da Cogerh, do Dnocs, do Poder Público, da Sociedade Civil e dos Usuários.
 
Fonte: Solonópole.com


0 comentários:

Postar um comentário