quinta-feira, 28 de março de 2013

Bolsa Estiagem e Seguro Safra serão pagos até julho

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, antecipou medidas que se incluem no pacote das ações adotadas pelo Governo Federal no Combate à Seca. Dentre essas estão prorrogação do Seguro Safra até o mês de julho e ainda do Bolsa Estiagem por mais quatro meses.
As medidas serão ratificadas pela presidente Dilma Rousseff, durante sua vinda ao Ceará. Ela estará no próximo dia 2, no Centro de Eventos, quando participará da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, informou que as duas ações atendem pleitos, especialmente dos prefeitos cearenses, que também pediram pressa nas ações de combate à seca na reunião ocorrida na terça-feira passada, na sede da Cogerh, localizada no Cambeba.

"Na verdade, a vinda da presidente Dilma do Ceará será recheada de anúncios voltados para minorar o sofrimento do sertanejo", disse Martins. Assim, são aguardados recursos para construção de mais adutoras, liberação de milho para alimentação do rebanho (inclusive com transporte por navio para chegar até o Ceará), investimento em forragem animal e atendimento de água para as populações mais desassistidas no semiárido.
A região que mais preocupa são os sertões de Crateús, que têm nove açudes que acumulam volume médio de 14%. A Bacia do Curu, com 11 reservatórios, está com 17% de volume médio.                            Desde novembro passado que a sede urbana de Milhã, no Sertão Central, com 13 mil moradores, é abastecida por meio de carros-pipa. O açude que abastecia a cidade está seco há quatro meses. O município espera por recursos do Estado. 

0 comentários:

Postar um comentário